neonomicon-alan-moore-panini-comics

HQRROR #03 – Neonomicon

 Dentes, tentáculos e desespero por Allan Moore e H.P. Lovecraft


Imaginemos um universo onde toda a insignificância humana é escancarada e posta, sem nenhum pudor, diante de nossos olhos. Um universo onde nós, humanos, estamos fadados a viver a margem de nosso próprio conhecimento sem nunca desconfiar dos reais rumos que o universo percorre e as aterradoras e inexplicáveis criaturas que o habitam e que circulam entre nós. Um universo onde o tempo e o espaço não são aquilo que percebemos mas, algo a mais, algo terrível e opressivo que nossa condição física jamais seria capaz de entender por completo e o mais superficial lampejo de compreensão levaria o mais erudito e racional dos humanos a mais profunda loucura. Esse é o universo de H.P. Lovecraft e o tema do fantástico Neonomicon.

Roteirizado pelo mago dos quadrinhos Allan Moore (o que já faz valer a leitura) e ilustrada por Jacen Burrowns, Neonomicon é uma coletânea de duas minisséries, submersas no universo lovecraftiano.

 

drag

Vem pro seu peixão, gata!

Em Courtyard, acompanhamos o detetive federal Aldo Sax que, em sua investigação que busca encontrar uma ligação entre macabros e inexplicáveis casos de assassinato, depara-se com uma seita sinistra e dimensões inimagináveis. Escrita nos anos 90, essa curta história encarna o próprio Lovecraft no papel do detetive. Invocando em inúmeros detalhes a cultura das Weird Tales, a primeira minissérie da coletânea nos arremessa em um turbilhão de imagens e conceitos que se organizam de um modo assustadoramente orgânico, colocando em suspensão várias crenças, antes tratadas como obviedades, a respeito do mundo em que vivemos.

Na segunda parte do volume, encontramos a série que dá nome a coletânea. Neonomicon é uma continuação direta da história de Aldo Sax. Nela, vamos junto de dois agentes do FBI tentar entender os acontecimentos que levaram o detetive a loucura e as consequências conspiratórias dos mesmos. Bem mais explicita que sua antecessora, Neonomicon é extremamente violenta, possuindo cenas de sexo explícito e estupro que, em um primeiro momento, podem parecer ter um tom apelativo porém, são extremamente importantes para o perturbador desfecho da série e da coletânea.

courtyardp8detail.jpg

Vai sair na primeira página do Notícias Populares

 

Publicada originalmente pela Avatar Press, distribuída no Brasil pela Panini Comics e possuindo o total de 188 páginas, a coletânea é um apurado recorte da mitologia desenvolvida por Lovecraft. Infelizmente, esse também é o maior defeito da HQ. Tendo inúmeras referências literárias (sendo uma delas o livro Renascer da Magia de Kenneth Grant, já apresentado aqui) ela é hermética e apenas os iniciados no inominável universo lovecraftiano, e em outros autores famosos por expandir o terror cósmico, serão capazes de degustar plenamente todo o horror exposto nela.

Além disso, muitas vezes tive a impressão que as ilustrações possuíam uma grande discrepância de qualidade entre si. Enquanto umas me assombraram, devido a riqueza de detalhes, outras parecem ter sido finalizadas as pressas. Mas, ainda assim, nenhum desses fatores diminuí a grandiosidade desse trabalho. Neonomicon é uma leitura obrigatória para todos os amantes do horror e do estranho.

 

673x1138xvision-of-hell.jpg.pagespeed.ic.F-YDaabXCM.jpg

Frutos do mar


Tauami de Paula
Tauami de Paula
Estudante de Letras e de Filosofia, esse apreciador do absurdo e do inexplicável sempre encontrou mais sentido na arte do que na vida. Sendo raramente visto fora de casa, passa os dias lendo, escrevendo e criando teorias sobre tudo aquilo que não entende.

0 Comentários

  1. pony disse:

    Curti tenho q comprar esse imediatamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *