d9ffd9_fd6d11f2dda44e4cb1119d7a7c75b6e4

Bibliofobia: #16 – Tânatos – Contos Sobre a Morte e o Oculto

Coletânea de contos do estreante Vitor Abdala provoca arrepios que se mantém em nossa pele


Durante toda a história da humanidade o tema falecimento foi abordado de modos distintos. Diferentes culturas trataram sobre essa temática levando em consideração suas práticas e dogmas. Algumas afirmam que quando chegarmos ao final da vida encontraremos portões gigantescos onde nossos corações serão postos em uma balança para medir nossos méritos. Outras falam sobre a existência de um barqueiro que nos assegurará uma travessia tranquila até nosso último repouso. Existem ainda aquelas não acreditam em um final definitivo e que depois dessa ainda teremos várias outras vidas.

Isso deixa mais que evidente a incapacidade de falarmos desse, que talvez seja um dos últimos grandes mistérios remanescentes: A morte. Sendo um assunto capaz de ter tantas lendas e fábulas ao seu entorno, não é de se surpreender que vez ou outra os acontecimentos que se relacionam com ele sejam o tópico de trabalhos literários. Um bom exemplo disso é Tânatos – Contos Sobre a Morte e o Oculto, escrito pelo estreante Vitor Abdala.

Essa coletânea de contos traz nove histórias que revisitam esse lugar tão explorado no gênero do horror. De modo admirável e original, essas histórias usam como pano de fundo questões que vão desde corrupção política até conturbados relacionamentos familiares.

d9ffd9_fd6d11f2dda44e4cb1119d7a7c75b6e4

Em Combustão, somos espectadores dos últimos momentos de um jornalista que é condenado à uma morte brutal por traficantes (claramente inspirado pelo caso de Tim Lopes). Vodu falará sobre um homem que, em desespero, vai até um vidente buscar uma explicação paras as incrivelmente dolorosas agulhadas que afligem seu corpo diariamente. No conto Amanhã Vai Ser Pior, acompanhamos o relato de uma pessoa que começa a ter sua pele cortada sem ter como explicar de onde vem essas feridas. Com Soterrados, vemos o relato de um ex-assessor político que começa a se preocupar com o estado mental de seu antigo chefe. O sintético Mensagem Instantânea acompanha o desespero de uma mulher que começa a receber mensagens misteriosas no seu celular. Tem Uma Coisa Dentro de Mim nos coloca diante da aterradora história de dois irmãos gêmeos que tentam lidar com uma macabra enfermidade que assola um deles. Em Prisão Perpétua temos a história de um prisioneiro que teme ser deixado para trás na sua cela enquanto o presídio é implodido. No surpreendente O Assassino Hesitante presenciamos um aspirante a assassino que depois de muito hesitar decide ceifar a sua primeira vida. Por fim, Índios, nos guia para dentro de uma selva no sul do Pará, mostrando que, para o bem de nossas vidas, devemos respeitar as lendas que por lá circundam.

O livro é extremamente bem escrito. As frases são sintéticas e eficientes, tornando a leitura agradável e fluída. Isso deriva do fato de Abdala ser jornalista há mais de dez anos. Muitas vezes, durante o desenrolar das histórias, tive a impressão de estar lendo relatos reais de pessoas que vivenciaram situações supostamente paranormais. Esse tato do escritor permite que pequenos arrepios se mantenham em nossa pele ao final de cada conto.

Outro ponto que me deixou embasbacado com esse pequeno livro foi o modo como ele lida com a morte. Mesmo que os temas dos contos não sejam de fato originais, existe uma percepção muito singular à cerca da morte em si que nos permite dividi-los em dois grupos: aqueles que a colocam localizada em um ponto geográfico e em outros como sendo abrigada no próprio corpo humano. Essas categorias trazem consigo elementos muito significativos e bem executados dos gêneros góticos e do body horror, mostrando que o autor se esmerou tanto na escrita, quanto em sua pesquisa para o desenvolvimento do livro.

Tânatos – Contos Sobre a Morte e o Oculto é um livro de leitura rápida que não peca na finalização de suas histórias, apesar de seu tamanho. Ele agradará tanto os leitores causais, que buscam apenas sustos rápidos, quanto os amantes de um bom texto literário, bem articulado e com um ótimo subtexto.

Ficha técnica:

Tânatos – Contos Sobre a Morte e o Oculto

Vitor Abdala

2016

Editora Giostri


Tauami de Paula
Tauami de Paula
Estudante de Letras e de Filosofia, esse apreciador do absurdo e do inexplicável sempre encontrou mais sentido na arte do que na vida. Sendo raramente visto fora de casa, passa os dias lendo, escrevendo e criando teorias sobre tudo aquilo que não entende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *