bowiehung2

OST#05 – Fome de Viver

BLACK FRIDAY! Para essa sexta-feira específica, encerrando a semana, nada melhor que falarmos sobre a trilha sonora do filme-de-vampiros-supra sumo-gótico-trevoso dos anos 80 que causou furor pela sua sensualidade e conteúdo macabro.

Fome de Viver foi considerado um dos melhores filmes da época (agora um cult do cinema sanguessuga), pelas suas atuações, fotografia e trilha sonora.

O falecido diretor Tony Scott (irmão do Ridley) começou dirigindo comerciais e videoclipes, então a explicação das cenas musicais serem tão bem dirigidas. Aliás, a cena mais foda do filme é a abertura enquanto rolam os créditos, onde Peter Murphy do Bauhaus canta Bela Lugosis’Dead em um bar mega underground daqueles que foram moda na época. Totalmente videoclíptico. A escolha de Peter Murphy foi perfeita com aquele visual vampiresco e decrépito e a música fala sobre Bela Lugosi o eterno Drácula da Universal, uma das figuras mais icônicas do gênero.

Outra cena clássica é a sequência lésbica entre a vampirona Catherine Deneuve e Susan Sarandon, embalada pela The Flower Duet de Delibes Lakmé. Vale lembrar também que no elenco está presente o camaleão David Bowie, o que realça ainda mais o peso musical na obra. Funtime de Iggy Pop também está na trilha sonora, essa escrita por ele e Bowie.

Que filme! E que trilha sonora…


Val Vallone
Val Vallone
Paulista, professora de inglês, foi apresentada aos primeiros filmes de terror por sua mãe ainda criança, apaixonando-se por Christopher Lee, Peter Cushing e Bela Lugosi. Quando adolescente, conheceu o universo dos games e também os incluiu em suas prioridades de vida.

1 Comentário

  1. Willian Bitencourt disse:

    O clima nesse filme que a trilha, as atuações e principalmente a fotografia proporcionam é um absurdo! Incrível!
    Apesar da pequena oscilação no último ato, Fome de Viver é um dos melhores filmes de vampiro que já vi. Se não o melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *