Filme Title: Girara no gyakushu / Samitto kiki ippatsu! (Monster X Strikes Back: Attack the G8 Summit!)

TOPE NOVE – Kaijus Bizarros

O termo kaiju, de origem japonesa, é utilizado para se referir aos filmes de monstros gigantes e aos monstros em si. Os exemplos mais tradicionais desse subgênero que perpassa tanto a ficção científica como o terror, são Godzilla, o Rei de todos os monstros e Kong, a oitava maravilha do mundo. Outras criaturas compõem esse panteão colossal, como o Clover (Cloverfield – Monstro) e os kaijus de Círculo de Fogo, nos Estados Unidos, ou Mothra, King Ghidorah e Gamera no Japão. Em 2017, viveremos um boom nesse subgênero, aqui no ocidente, com o lançamento de Kong – A Ilha da Caveira, além do novo Power Rangers e outros títulos como Colossal, Okja e Annihilation.

Para celebrar essa ressurreição, convidamos Joachim Andersson, cinéfilo sueco com uma paixão toda especial por filmes com pessoas fantasiadas de monstros e Pedimos que montasse um TOPE NOVE de filmes kaiju bizarros, desconhecidos, estranhos, incomuns e curiosos, traduzido por Daniel Rodriguez. E o resultado vai explodir sua mente!


9) Super Infra Man (1975)

Esse glorioso filme dos irmãos Shaw pode até não ser, tecnicamente falando, um filme de kaiju, mas tem seu lugar. O motivo? Um ciborgue batendo em monstros alienígenas. Isso é o suficiente por mim. Só procura no Google algumas imagens e torne-se outro viciado nessa belezura.

Super_Infra_Man_(1)

Go Go Power Ran… não, pera!


9) O Desafio dos Monstros (também conhecido como Yog e AMOEBA ESPACIAL) (1970)

Esse filminho divertido é sobre Yog, uma criatura espacial feita de energia que possui os corpos de seres terráqueos em uma pequena ilha, transformando-os em criaturas imensas e hostis. O nível de destruição em massa é bem pequeno, mas as criaturas são muito divertidas e minha filha de três anos ama esse filme, por isso ele merece estar nessa lista e ponto final.

YOG_-_A_Batalha_dos_Monstros

Cthulhu curtiu isso!


7) Daimajin (1966) 

Não é exatamente um filme kaiju, mas um drama de samurai/ninja, que termina com a porradaria de monstros na forma de uma estátua gigante!  E ainda teve duas sequências!

Daimajin

Metamorfose ambulante


6) The Magic Serpent (1966)

Assim como Daimajin, também um filme de samurai/ninja com seres humanos se transformando em outros monstros gigantes (como um sapo que solta fogo e uma aranha voadora!). Ambos os filmes são casos de busca de vingança contra um lorde maléfico. Crítica política e social em forma de treta de monstros!

Alisando a perereca!

Alisando a perereca!


5) The 6 Ultra Brothers vs. the Monster Army (1974)

Criado por Sompote Sands, esse crossover de Ultraman com a lenda tailandesa dos Hanuman (uma versão tailandesa do deus-macaco, semelhante ao que inspirou o personagem Goku, de Dragon Ball) é absolutamente insana e não pode ser descrita. Ela tem de ser vista. Mas seu cérebro pode derreter… Ele começa com um jovem rapaz sendo baleado na cabeça e revivendo como Hanuman, trazendo vingança e enfrentando monstros. O filme infantil mais violento que eu já vi.

Quando PULA a estrela ultra

Quando PULA a estrela ultra


4) A*P*E (1976)

Uma cópia hilária e péssima de King Kong que começa com o macacão lutando contra um tubarão gigante. Ou melhor dizendo, sacudindo um tubarão morto (que parece de verdade) dentro d’água. Uma cacetada de efeitos especiais merda e uma cena em que o macaco manda um dedo do meio pro exército sul-coreano fazem deste um filme obrigatório.

APE

Macaco da Kipling seu cu!


3) Guilala, o Monstro do Espaço (1967)

Nenhuma lista de filmes kaiju estaria completa sem X From Outer Space, ou como eu gosto de chamá-lo, Guilala, a galinha espacial. Uma expedição ao espaço sideral traz para casa alguns esporos estranhos que crescem para se tornar uma criatura gigante meio lagarto meio frango com antenas, causadora do caos. A roupa de monstro é simplesmente incrível.

Heads will roll!

Tô sem cabeça pra essas coisas…


2) Pulgasari (1985)

Esse kaiju norte-coreano (EXATAMENTE) sobre Pulgasari, um monstro que devora ferro e ajuda camponeses famintos a lutarem contra uma monarquia corrupta e má não é um filme muito bom, mas a história sobre sua existência é bem mais interessante. Acontece que Kim Jong-il, antigo supremo líder do país, amava os kaiju e sequestrou um diretor sul-coreano, forçando-o a fazer essa pérola. História real!

Madeeeeeeeeeira

Cutucando o kaiju com vara curta


1) Daigoro vs. Goliath (1972)

Muitos dos filmes de kaiju, especialmente no final dos anos 60 e começo dos anos 70, eram bem amigáveis para com as crianças e o mais amigável de todos deve ser  Kaijû daifunsen: Daigorou tai Goriasu, também conhecido como Daigoro vs. Goliath. O longa é basicamente a história de um monstro criança crescendo e lidando com seus próprios medos, para poder enfrentar um inimigo espacial e então ir ao banheiro. Sim, esse filme termina com o monstro mandando um cocozão satisfatório! Ah, e ainda é cheio de músicas irritantes.

Vai um Listerine aí?

Vai um Listerine aí?


Daniel Rodriguez
Daniel Rodriguez
Fã de horror em suas diferentes formas, principalmente cinematográfica. Incapaz de adentrar igrejas, pelo risco de combustão espontânea, dedica sua vida pagã a ensinar inglês, escrever sobre o gênero e, mais recentemente, fazer seus próprios filmes.

1 Comentário

  1. Rogerio Santos disse:

    Karai, Infra Man assisti no cinema quando era moleque, lá no inicio dos anos 80.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *